Desinformação nas redes é tema de abertura da Intercom 2022


A conferência será transmitida pelo canal do YouTube e começa às 8h (horário de Mato Grosso).

Ana Julia Aparecida e Amanda Wathier- 5° semestre de Jornalismo da UFMT

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de comunicação já podem se programar para o início do XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom). A conferência de abertura está marcada para esta quinta-feira (09), às 8h, horário local. A mesa de abertura do evento irá debater sobre desinformação nas redes e terá como convidados os jornalistas Leandro Demori (ex-Intercept), Fábio Pereira (UNB) e Natália Viana (Agência Pública).

O evento, totalmente online, vai até o dia 11 de junho e é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá e Barra do Garças.

Conheça os palestrantes convidados:

Especializado em jornalismo investigativo, Leandro Demori foi diretor-executivo do site The Intercept Brasil entre 2017 e 2022. Em entrevista aos estudantes da Rádio Eccos-UFMT, ele que a situação atual em relação às fake news é apenas o começo, porque  agora, além delas, ainda surgiram as deepfakes, que são os vídeos falsos, extremamente realistas, ficando cada vez mais difícil saber o que é real ou não.

O professor Fábio Pereira, da Universidade de Brasília, vai tratar a desinformação no contexto brasileiro como um problema público. Também trará informações sobre o Observatório Internacional Estudantil da Informação, um projeto da UnB que busca tornar as pessoas capazes de ampliar o entendimento sobre comunicação e entender como a mídia opera na sociedade.

Compõe também a mesa de abertura a jornalista Natália Viana. Diretora e co-fundadora da Agência Pública de jornalismo investigativo, ela também é autora e co-autora de cinco livros. Natália  já ganhou alguns prêmios por sua atuação, dentre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, o Prêmio Comunique-se e o Prêmio Gabriel García Márquez. Com isso, tornou-se a jornalista brasileira mais premiada em 2016.

A mediadora da mesa será a professora da UFMT, Tássia Becker. Ela acredita que o espaço proporciona muitos aprendizados e debates importantes para estudantes, docentes, profissionais e comunidade.

“Vivemos em um contexto marcado pela ampla circulação de desinformação. E isso é muito preocupante porque gera ameaças à democracia, já que as pessoas podem agir e tomar decisões com base em informações que não são verdadeiras. A mesa de abertura do Intercom é uma oportunidade para debatermos o papel da Comunicação e do Jornalismo nesse cenário, quais são os desafios e também as práticas que podemos desenvolver,” explica Tássia.

Para assistir à conferência de abertura e demais mesas do Congresso basta acessar o canal do Intercom Centro-Oeste no YouTube.

Link para conferência:

Para conferir programação completa, acesse: https://intercomco2022.wordpress.com/programacao/


Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora